Os Colégios Murialdo - Unidade Centro e Unidade Ana Rech -, foram certificados, no dia 1º de agosto, com o selo “Escola Digital Segura”. A cerimônia aconteceu em Curitiba (PR), com a presença das professoras de Informática do Murialdo Carla Dalzoto e Kelly Rodrigues. O reconhecimento, conferido pelo Instituto Start em parceria com a Editora Positivo, tem como propósito atestar as boas práticas no uso da tecnologia no contexto educacional.
Em vigor há mais de cinco anos, a certificação é obtida a partir de um processo de orientação dos estudantes, docentes e responsáveis, e representa o resultado do trabalho contínuo de aplicação pedagógica no uso seguro e ético das novas tecnologias e governança de TI, em conformidade legal com as leis brasileiras.
Sobre o selo Escola Digital Segura: por meio de uma metodologia inovadora, a certificação envolve um processo contínuo de aprimoramento, que vai desde a atualização da documentação escolar até a realização de campanhas educativas de combate ao bullying e cyberbullying. A capacitação de professores, a realização de palestras para alunos e a promoção de ações de conscientização para ampliar a segurança em tecnologias digitais junto às famílias são algumas das etapas para obter a certificação. Os conteúdos abrangem principalmente os seguintes temas:
– Segurança Digital;
– Postura Ética nas Redes Sociais;
– Proteção de Identidade Digital;
– Proteção de Privacidade;
– Imagem e Reputação;
– Prática da Liberdade de Expressão com Responsabilidade
– Respeito aos Direitos Autorais.
Foto: Jerônimo Galvan