O ILEM-Centro Técnico Murialdo sediou, nesta segunda-feira, 12 de junho, o V Seminário Estadual de Aprendizagem Profissional no Combate e Erradicação do Trabalho Infantil no RS, sob a temática “Oportunidade que Transforma”. O encontro aconteceu no Teatro da Instituição e contou com a presença de mais de 500 participantes entre autoridades municipais e estaduais, além de educadores e aprendizes de todo o estado do Rio Grande do Sul.
O evento foi abrilhantado pelas apresentações culturais da Orquestra dos Aprendizes da Instituição Pão dos Pobres de Porto Alegre, bem como dos educandos e aprendizes da Ação Social Murialdo. O anfitrião do evento, Pe. Raimundo destacou a importância da educação e da profissionalização na vida dos adolescentes. “Elas são o presente e futuro da sociedade; é de fundamental importância que sejam instruídas desde cedo, para que tenham um futuro promissor”, argumentou
O Seminário contou com o pronunciamento das seguintes autoridades: representante do Ministério do Trabalho e Emprego (MTB), auditor João Paulo Ferreira Machado; coordenador geral de aprendizagem e estágio/MTB, Lucas da Motta Torres Honorato; representante do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Sr. Darci Laumermann e Prefeito Municipal de Caxias do Sul, Daniel Guerra.
Machado apresentou um vídeo sobre o Combate e Erradicação do Trabalho Infantil e destacou a importância dos cursos profissionalizantes, dizendo que “a aprendizagem é elemento fundamental para combater o trabalho infantil”. Honorato salientou que dentre 45 milhões de pessoas, apenas 2,2% conseguem realizar um curso profissionalizante. “Esses cursos são as principais ferramentas contra o trabalho infantil. A aprendizagem vem como uma oportunidade que transforma”. Para Laumermann, nesse tempo de crise que o Brasil está vivendo, é uma possibilidade de aprendizado e de qualificação para os jovens. “É uma ótima chance de alavancar o conhecimento para que eles sejam cidadãos do bem”. O prefeito Guerra ressaltou a relevância do tema e afirmou que “a cidade de Caxias se sente privilegiada em acolher a realização do evento”.
O seminário ainda contou com o lançamento da 3ª edição da Revista APRENDIZ, que atua como inspiração para os profissionais e Instituições de Ação Social e abordou duas importantes mesas temáticas: “Administração Pública Municipal e Aprendizagem Profissional – viabilizando a inserção no mundo do trabalho”, com a participação do prefeito do município de São Leopoldo Ary José Vanassi e mediação da diretora de Proteção Social Especial da Fundação de Assistência Social (FAS) de Caxias do Sul, Ana Maria Franchi Pincolini e a “Aprendizagem como Oportunidade”, com o auditor fiscal do trabalho e diretor do departamento de fiscalização do trabalho, João Paulo Ferreira Machado; o Técnico em FRP/Formação Profissional Rural – SENAR, José Antonio Simões Pires; consultora do Instituto Crescer Legal, Ana Paula Motta Costa; representante do Grupo de Trabalho da Aprendizagem Profissional de Caxias do Sul, Daniela Andrade da Anunciação, sob mediação do gerente de Caxias do MTB, Vanius Corte. Após, aconteceu um debate sobre os temas.
Após, aconteceu uma audiência coletiva com a coordenadora da aprendizagem da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do RS e auditora fiscal do trabalho Tais Arruty Lyrio Lisboa; desembargador federal do trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região/RS, Alexandre Corrêa da Cruz; procuradora do Ministério Público do Trabalho da 4ª Região/RS, Patrícia Sanfelice e coordenadora nacional do Projeto Especial de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalho ao Adolescente e auditora fiscal do trabalho, Marinalva Cardoso Dantas. Às 17h, deu-se o encerramento das atividades.
Fotos: Daniela Basso