Reconhecimento, valorização e respeito à diversidade brasileira são elementos fundamentais para a construção de um mundo melhor. A partir dessas certezas, o Colégio Murialdo está desenvolvendo, com as cinco turmas dos segundos anos do Ensino Fundamental, o projeto “Um mundinho cheio de vida”. A ação é coordenada pelas professoras Adriana Balardin, Charlene Machado, Cleusa de Fatima Klipel, Rejane de Araujo dos Santos e Suélen Machado.
A iniciativa busca fortalecer os valores como o respeito pelas diferenças da natureza, bem como desenvolver o sentido de ser um cidadão consciente e participativo nas ações de preservação do meio ambiente. Além disso, as crianças são estimuladas a ter uma convivência saudável, praticar boas atitudes e a resgatar valores humanos como solidariedade, responsabilidade e educação do coração.
A atividade é desenvolvida com base na leitura dos livros “Os animais do mundinho”; “Vamos abraçar o mundinho”; “O mundinho azul”; “O mundinho de boas atitudes” e “Um mundinho para todos”, de autoria de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen.
Sobre a autora: Ingrid Biesemeyer Bellinghausen é de São Paulo. Formou-se em Artes Plásticas e cursou pós-graduação em História da Arte. É autora de vários livros infantis, entre eles a coleção “O mundinho”. Cria e coordena oficinas de arte a partir de seus livros, o que a aproxima dos pequenos leitores. Sua arte é constituída de cores, contrastes e formas simples.
Fotos Jerônimo Galvan