A educação de qualidade é a base para o desenvolvimento da sociedade. Desta forma é preciso trabalhar para que a escola seja capaz de trabalhar um currículo significativo, preparada para que o ensino e a aprendizagem se efetivem, em que a proposta pedagógica esteja alicerçada em uma pedagogia crítica, capaz de desafiar o educando e que o educador, na concepção de Paulo Freire, seja aquele que “ensina os conteúdos de sua disciplina com rigor e com rigor cobra a produção dos educandos”.
Neste intuito, o Colégio Murialdo desenvolveu com os estudantes dos 5º Anos o projeto “Alunos escritores, professores orgulhosos”. A iniciativa envolveu as disciplinas de Artes, Língua Portuguesa e Educação Tecnológica e aliou a educação com as novas tecnologias. Assim, os alunos criaram suas próprias histórias e respectivas ilustrações. Após, com o auxílio da plataforma Estante Mágica, as crianças diagramaram suas obras literárias que, posteriormente, viraram livros. Nesse processo, os pais também participaram escrevendo a biografia dos estudantes. As atividades foram assessoradas pelas professoras Caren Isoton, Carla Dalzotto, Lisiane Betto e Silvana Magnani.
O resultado dos trabalhos foi apresentado durante quatro noites, de 15 a 18 de julho, no Colégio Murialdo. Na oportunidade, os alunos leram um trecho de suas obras e, após, participaram de uma sessão de autógrafos com os familiares.
Segundo a coordenadora pedagógica Poliana Carla Molon, com o Projeto “Alunos escritores, professores orgulhosos” foi possível oportunizar espaços para o protagonismo infantojuvenil na arte de escrever e ouvir histórias, bem como ressaltar o potencial criativo dos alunos. “Escrever sua própria história, numa plataforma digital, com o acompanhamento de perto da professora foi uma maneira criativa que encontramos de continuar incentivando o hábito da leitura e da escrita dos nossos alunos, agora grandes escritores”, relata.
Para a professora Carla Dalzoto, o projeto surpreendeu. “Ele foi pensado com muito carinho para atender as turmas dos 5° anos, utilizando a tecnologia como grande aliada da educação, desenvolvendo habilidades socioemocionais como a autoconfiança, a autoestima, a criatividade e tantas outras. Foi muito positivo conseguir envolver a família no processo”, afirma. Além disso, a docente destaca que o resultado ficou lindo. “Nossas estrelas literárias, de parabéns! E a noite de autógrafos, um espetáculo!”, salienta.
O estudante Miguel Chagas Nunes diz que adorou participar do projeto. “Nós usamos a nossa criatividade na criação da história e dos desenhos. Fiquei muito emocionado poder apresentar a minha obra para minha família. Precisei me segurar para não chorar”, conta emocionado.
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