Nesta terça-feira, 17 de setembro, os alunos das segundas séries (201, 202 e 203) do Ensino Médio participaram do lançamento do projeto “Lola Antenada - ano VI”. A iniciativa, que tem a coordenação das professoras de Biologia Luciana Gecchelin Santini e Débora de Oliveira, objetiva promover o acesso às informações sobre os tipos de deficiências.
Neste sentido, o encontro busca diminuir o preconceito e ser um agente de inclusão com o propósito de sensibilizar e criar uma rampa de acesso até o coração das pessoas. E também compreender que, assim como qualquer pessoa, quem nasce com alguma deficiência vem ao mundo cheio de potencialidades. O projeto ainda leva o conhecimento sobre as deficiências e discute soluções para a melhoria da qualidade de vida.
Nesta edição, o lançamento contou com a participação da ex-aluna do Colégio Murialdo, Ariella Baron, acompanhada da mãe Marinês; da estudante da 2ª série do colégio, Mariana da Silva, e sua mãe Veridiana da Silva; e do funcionário Gilmar Alves Ferreira, que atua como auxiliar de coordenação na instituição. Inicialmente, a atividade foi marcada por uma apresentação musical dos alunos Gabriel Vali Sizukusa e João Victor Borges de Vargas. Logo depois, ocorreu o momento de apresentação dos novos colegas (nome completo, apelido, sua deficiência e três coisas que o colega gosta de fazer).
Em um terceiro momento, os alunos conheceram a Luíza, inspiração do projeto, conhecida como Lola Antenada. A jovem foi atropelada e bateu fortemente a coluna no meio fio da estrada, o diagnóstico foi de lesão medular lombar (L3), o que a impediria de movimentar os membros inferiores (pernas), um caso de paraplegia incompleta. O acidente ocorreu quando Luíza tinha 14 anos. O começo não foi fácil, passou por uma fase de lamentações e de negação até a aceitação das suas condições.
“Um encontro lindo, inspirador e emocionante, os alunos ficaram muito sensibilizados com as falas dos convidados”, comenta a professora Luciana Gecchelin Santini. Ela destacou ainda que cada equipe criou um protótipo (chamado de novo colega) para realizar um estudo, ao longo do trimestre, sobre as deficiências. Depois, os estudantes deverão escrever um livro, como se fosse uma biografia desse novo colega.
“A apresentação de hoje de manhã, foi muito enriquecedora para todos nós. Parabéns pelo esforço e por nos possibilitar conhecer outras realidades”, ressaltou o aluno Henrique Lovera, estudante da turma 202.
Deficientes no mundo:
Vale destacar que segundo o Relatório Mundial sobre Deficiência, de 2012, mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo convivem com alguma forma de deficiência, dentre os quais cerca de 200 milhões experimentam dificuldades funcionais consideráveis. Até o ano de 2017, em Caxias do Sul, existiam cerca de 128 mil pessoas com alguma deficiência (mais de 20% da população), a principal é a visual.
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