A profissional traz como missão de trabalho sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a importância de conhecer o Transtorno de Espectro Autismo.
Nesta segunda-feira, 21 de outubro, a Ortopedagoga Katrien Van Heurck estará em Caxias do Sul ministrando uma palestra na Rede Murialdo de Educação. O bate-papo, que terá como tema “Autismo e Inclusão Escolar”, inicia às 19h30min, no Miniauditório I, na unidade sede da Faculdade Murialdo (Rua Marquês do Herval, 701).
Nos encontros que promove, Katrien busca dividir a experiência de 30 anos com o autismo. “Possuo uma experiência ampla na pesquisa, no trabalho e o entendimento das pessoas com Transtorno de Espectro Autismo (TEA), e de quem possui outros transtornos ou deficiência intelectual. Gostaria de passar um olhar humano, sem quadradinhos ou apenas baseados em métodos. Oferecendo um olhar ortopedagógico, onde o ser diferente está no centro, é aceito”. Ela ainda destaca que o trabalho tem como foco a pessoa com deficiência/transtorno e as suas necessidades individualizadas. “Entender a pessoa, tentar pensar como ela, pensar em detalhes e no concreto. Trabalhar com o objetivo garantir um futuro mais independente e mais feliz, inserida na escola, na família, na sociedade e no trabalho”.
Vale destacar que Katrien realiza um trabalho de forma científica com a ortopedagogia, da psicologia da interdependência ou Gentle Teaching, neurociências, conhecimento sobre o transtorno e a deficiência, a psicologia comportamental, a filosofia do Currículo Funcional Natural e as abordagens da Neuropsicopedagogia. A profissional atua como ortopedagoga, neuropsicopedagoga, orientadora escolar, orientadora domiciliar. Além disso, possui formação em autismo, deficiência intelectual e cursa licenciatura em Pedagogia.
Os ingressos custam R$20,00 para comunidade escolar (pais, alunos e professores do colégio e professores e acadêmicos da FAMUR) e R$30,00 para comunidade em geral e devem ser adquiridos no momento da palestra. Informações pelo fone: (54) 3221.2890.
O que é Ortopedagogia:
Ortopedagogia é uma formação que ainda não existe no Brasil. Ortopedagogia trabalha, estuda sobre a educação de crianças com deficiências intelectuais e físicas e outras deficiências, transtornos, crianças numa situação problemática de aprendizagem ou de educação. Ortopedagogia não trata só crianças, mas também jovens, adultos e idosos. O objetivo é melhorar as oportunidades de desenvolvimento dessas pessoas, melhorar a qualidade de vida. Isso não só no ambiente escolar, mas também no ambiente familiar, no ambiente do trabalho e na sociedade. Fazer as adaptações adequadas. O trabalho é intervir nas situações complexas e problemáticas de educação. Quebrar os preconceitos. Abrir uma porta para aceitação e inclusão.
Mais informações sobre o trabalho realizado pela profissional podem ser obtidas por meio da Fanpage: Katrien Van Heurck Ortopedagoga.