A Festa da Uva é símbolo da cidade de Caxias do Sul. É a celebração da cultura dos Imigrantes Italianos que fizeram da região a sua morada. Para entrar nesse clima, os estudantes do Turno Inverso do Colégio Murialdo participaram de um evento alusivo nesta sexta-feira, 25 de fevereiro. Orientados pelas monitoras Andréia Maciel, Bianca Vargas, Cláudia Terpiloski, Flávia Pezzi e Suélen Pedroni, os pequenos tiveram uma manhã bem divertida.
Cada sala de aula se transformou em um estande, os quais traziam aspectos culturais da festa. Teve o de degustação de uvas, suco, cuca, pão e chimia, além de fotos e o de dança italiana. Divididos em turmas, os alunos visitaram cada sala e tiveram a oportunidade de conhecer a cultura e costumes dos imigrantes.
Vale destacar que, durante a semana, os estudantes aprenderam sobre a história dos imigrantes italianos, bem como sobre a Festa da Uva. Para a coordenadora do Turno Inverso, professora Cristiane Vargas, a atividade é de suma importância para os alunos para que eles conheçam as tradições da cidade. “Esse tipo de ação traz benefícios para a aprendizagem dos alunos, além de enriquecer o repertório cultural e valorizar as tradições locais”, afirma.
Sobre a Festa da Uva: é uma das maiores festas do Brasil e em cada edição milhares de pessoas podem conhecer a cultura, gastronomia e a alegria do município de Caxias do Sul. A festa ocorre a cada 4 anos e conta com shows, desfiles, feira, parques e muito mais.
Fotos: Daniela Basso