Yasmin Zulian Argenton, aluna da turma 54, foi a vencedora do Jornalista por um dia do Jornal Pioneiro!
A aluna do Colégio Murialdo foi destaque na categoria de 10 a 13 anos, com o texto que escreveu sobre a Economia do país. Na produção textual, Yasmin avaliou a situação dos gastos públicos e contou que aprendeu economia desde cedo: “Uma das primeiras coisas que eu aprendi com meus pais foi que não se pode gastar o dinheiro que não se tem”. Com economistas na família, ela confessa que adora escrever sobre o tema e já sabe cuidar do seu próprio dinheiro.
Quanto a emoção em ter sido escolhida a vencedora do Jornalista por um dia,a estudante afirma que ficou muito lisonjeada. “Fiquei muito faceira, pois não esperava o prêmio. O reconhecimento me motiva a escrever ainda mais e melhor”.
Nesta mesma edição do Jornalista por um dia, além da Yasmin, os estudantes do Murialdo Ana Luísa M. Brandalise, Anna Leticia Opilhar, Arthur Furlin Pessuto, Cauã P. da Silva Fagundes, João Pedro Bamkoski, Júlia Silvestri, Luiz Gustavo Lorbitzki, Mariana dos Santos Pooder, Nicolas Gecchelin Santini, Victor Augusto P. Laranjeira, passaram a fazer parte da turminha do Foca 2016 do Jornal Pioneiro! Parabéns, Focas!
Abaixo você pode conferir o texto completo da aluna Yasmin, que muito orgulha seus pais e o Colégio Murialdo!
Cuide bem do seu dinheiro
O Brasil vive uma das piores crises da sua história. O desemprego e o preço das coisas aumentam muito. AS pessoas estão sem dinheiro para comprar e pagar as contas. Um dos principais motivos da crise é que o governo gastou mais do que tinha e agora falta dinheiro para as coisas mais importantes para a população, como saúde educação e segurança.
Quando a gente gasta muito dinheiro em coisas que não são importantes vai faltar para as coisas mais básicas. E isso vale tanto para os governos, como para as empresas e pessoas. O governo do Brasil gastou muito dinheiro emprestando para empresas que quebraram ou para outros países e também dando emprego para muita gente que não precisava. Agora não tem dinheiro para as escolas, para arrumar as estradas, pagar remédios e médicos para o povo e também para pagar melhor a polícia e aumentar nossa segurança. O estado do Rio Grande do Sul também gastou mais do que devia e agora não tem dinheiro nem para pagar os salários em dia.
Uma das primeiras coisas que eu aprendi com meus pais foi que a gente não pode gastar o dinheiro que não tem. E quando tem dinheiro, tem que gastar com coisas boas e não com bobagens. E sempre que possível tem que guardar um pouco para não ter surpresas no futuro. Tem que ter muito cuidado em fazer dívidas para ver se depois vamos conseguir pagar. Tem que estudar e trabalhar muito para ter um futuro melhor.
Yasmin Zulian Argenton | 10 anos | Colégio Murialdo Caxias do Sul