Notícias

01 Out

Estudantes da 3ª Série do Ensino Médio participam de Orientação Profissional

Com o objetivo de auxiliar o adolescente no processo de escolha profissional de forma clara e consciente, o Colégio Murialdo está disponibilizando o serviço de Orientação Profissional. A atividade, realizada com os alunos da 3ª série do Ensino Médio, tem como intuito oportunizar um espaço para que os jovens possam desenvolver a maturidade na escolha profissional, de forma mais autônoma e consciente.

 

Além disso, o trabalho também permite pensar e discutir aspectos pertinentes após a escolha, como a carreira profissional, o mercado de trabalho, as oportunidades e as demais condições que são inerentes ao início e a toda vida profissional. Um serviço que propõe estratégias para que o aluno entre em contato com essas questões, a fim de clarificar suas ideias, aliviar seus anseios e buscar informações, podendo decidir-se de forma consciente e coerente com seus desejos e sonhos. Os atendimentos ocorrem nas quartas-feiras, das 19h às 20h, no período de setembro a outubro de 2020, totalizando oito encontros.

 

A Psicóloga Escolar do Colégio Murialdo, Sandra Galiotto, destaca a importância deste serviço, pois o processo de escolha profissional, muitas vezes é carregado de incertezas, angústias e medos frente ao futuro, podendo gerar insegurança e dificuldades nesse momento de definição. "Acredito que propiciar um espaço para fala e trocas sobre a carreira profissional é fundamental para que o adolescente possa se deparar com seus pensamentos e ideias sobre essa etapa tão importante da vida. O projeto de orientação profissional é o meio pelo qual o jovem amplia sua autopercepção e consciência sobre esse processo de escolha, que depende de uma construção interna a respeito da vida profissional. Para além de definir uma profissão, a orientação profissional também auxilia a pensar que profissional se desejar ser”, enfatiza. 

 

A orientação profissional na visão dos estudantes:

 

Nome completo: Júlia Elizabeth Santi

Idade: 18 anos

Na sua opinião, qual a importância desse serviço?

Na minha opinião, esse serviço é de extrema importância, pois é muito raro que nós, jovens, no terceiro ano do Ensino Médio, saibamos exatamente o que queremos fazer pelo resto de nossas vidas. Mesmo que muitos tenham uma ideia, pensar a fundo sobre nosso futuro profissional é necessário, pois às vezes acaba ocorrendo a romantização da profissão desejada ou uma ideia equivocada sobre sua atuação no mercado de trabalho.

O que você mais está gostando dos encontros? E como estão ajudando você nesse momento de escolha da carreira profissional?

O que mais estou gostando nos encontros é o fato de que, por meio de testes, estou descobrindo novas características minhas, e, assim, exercitando o autoconhecimento. Isso é imprescindível na hora de escolher uma profissão, pois aprendendo quais são seus pontos fortes e fracos é muito mais fácil relacioná-los com uma área posteriormente. Também estou achando muito boa a parte da identificação que temos uns com os outros. Falamos sobre inseguranças presentes e futuras, o que nos assusta e quais nossas expectativas. E só saber que os medos e ansiedades não são unicamente meus, já é um alívio.

Você já decidiu quais são seus planos assim que finalizar o Ensino Médio?

Quanto aos planos futuros, eu não tenho algo muito definido. Há áreas que me agradam mais e faculdades que me interessam, porém quero ter mais certeza antes de iniciar qualquer coisa, e os encontros de orientação vocacional, com certeza, estão ajudando a clarear minhas ideias e me dar mais certeza de outras.

 

Nome completo: Luíse Oliveira 

Idade: 17 anos 

Na sua opinião, qual a importância desse serviço?

A importância desse serviço é fazer com que cada aluno possa se conhecer melhor, e, consequentemente, possa saber seus gostos a respeito da sua possível profissão.  

O que você mais está gostando dos encontros? E como estão ajudando você nesse momento de escolha da carreira profissional?

O que eu mais gosto desses encontros é poder dividir meus medos a respeito da minha possível profissão e perceber que muito dos colegas passam pelas mesmas dúvidas que eu. A forma que isso me ajuda é poder aos poucos ir me conhecendo melhor, percebendo o que gosto ou não.  

Você já decidiu quais são seus planos assim que finalizar o Ensino Médio?

Sim, meus planos são entrar para faculdade de Direito e focar muito em meus estudos, para poder ser uma excelente profissional na área que eu escolher, e junto a isso, trabalhar e aos poucos ir conquistando meus sonhos.


 

Nome completo: Arthur Pacheco Semprebon

Idade: 17 anos

Na sua opinião, qual a importância desse serviço?  

Ajudar os participantes a terem uma melhor noção sobre os ramos profissionais e mostrar os caminhos possíveis para tomar uma decisão sobre o que fazer. 

O que você mais está gostando dos encontros? E como estão ajudando você nesse momento de escolha da carreira profissional?

Gosto de poder expôr os meus receios em relação a vida profissional, e, os encontros, realmente estão me dando um direcionamento com atividades propostas pela psicóloga Sandra.

Você já decidiu quais são seus planos assim que finalizar o Ensino Médio? 

Não sei ao certo, mas provavelmente vou fazer um curso técnico ou iniciar uma faculdade.
 

Matricule seu filho no Murialdo

Outras Notícias
Ver todas

15 Fev
Volta às aulas do Colégio Murialdo ocorre no dia 19 de fevereiro
O ano letivo 2024 do Colégio Murialdo inicia na próxima segunda-feira, dia 19 de fevereiro. Por isso, é importante ficar atento às datas relativas ao início do ano letivo. Confira:…
09 Fev
Atividades extras 2024: abertas as inscrições para alunos novos
As Atividades Extracurriculares do Colégio Murialdo buscam desenvolver as habilidades dos estudantes e ampliam o conhecimento cultural. Os alunos novos, interessados em garantir a vaga para o ano de 2024,…
20 Dez
Confira como ficará o recesso de fim de ano do Colégio Murialdo
O Colégio Murialdo informa que o expediente de 2023 será encerrado no dia 22 de dezembro, às 12h. O recesso escolar de fim de ano seguirá até o dia 09…
18 Dez
Psicologia Escolar do Turno da Manhã realiza Orientação Profissional com os alunos das 3ª séries do Ensino Médio
Com o intuito de ajudar os estudantes na escolha profissional, a Psicologia Escolar e a Coordenação Pedagógica do Colégio Murialdo realizaram um projeto de Orientação Profissional.  No total, foram realizados…
23 Nov
Alunos do Ensino Fundamental I recebem certificação das Olimpíadas de matemática Matific
Na tarde do dia 22 de novembro de 2023, os estudantes dos 3º e 4º anos do Ensino Fundamental receberam medalhas e certificados de participação nas Olimpíadas de Matemática -…
23 Out
Rematrículas On-line do Colégio Murialdo são prorrogadas até o dia 07 de novembro
O Colégio Murialdo Caxias do Sul – unidade Centro informa que o processo de rematrículas para 2024 foi prorrogado até o dia 07 de novembro de 2023, de forma on-line,…
19 Out
Projeto Matemáticos brilhantes: explorando a vida e as contribuições históricas recebe prêmio Darcy Ribeiro - Caxias Educadora
A premiação, que está na 1ª edição, é realizada pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul   Promover uma compreensão mais profunda e ampla da matemática, sua evolução ao…
18 Out
Psicologia Escolar do Turno da Tarde do Colégio Murialdo realiza a I Jornada da Criança
No mês em que é comemorado o Dia das Crianças, o Murialdo convida pais e responsáveis dos estudantes para olhar de uma maneira mais atenta e cuidadosa às infâncias. Com…
18 Out
Confira os contemplados com a Bolsa de Estudos 2024: alunos que já possuem bolsa de estudos em 2023
Nesta quarta-feira, 18 de outubro, o Colégio Murialdo – Caxias torna público o resultado dos contemplados com bolsa de gratuidade parcial (50%) ou integral (100%) para ALUNOS QUE JÁ POSSUEM…
17 Out
XIV Mostra de Teatro do Colégio Murialdo inicia no dia 24 de novembro
A Mostra de Teatro do Colégio Murialdo, tradicional na cidade, já chega a 14ª edição. A iniciativa reúne os resultados das Oficinas Teatrais que ocorrem durante todo o ano como…