O Colégio Murialdo Porto Alegre é uma unidade da Rede Murialdo de Educação, pertencente à Congregação de São José – Josefinos de Murialdo. Foi fundado em 1960, como realização de um sonho por mais educação para as comunidades da Zona Leste de Porto Alegre, especialmente do bairro São José e Partenon.
O Colégio está situado na Rua Vidal de Negreiros, 417 no Bairro Partenon, Vila São José. É mantido pela Associação Protetora da Infância, do Instituto Leonardo Murialdo que iniciou suas atividades com o nome de Ginásio São José.
O então “Colégio São José de Murialdo”, teve origem em 25 de junho de 1960, com a instalação do 1° setor da Campanha Nacional do Ensino Gratuito (CNEG) em Porto Alegre. Não obstante as dificuldades do início da missão, o grupo de educadores e de religiosos Josefinos realizou o exame de seleção de alunos nos meses de novembro e dezembro do mesmo ano.
No ano de 1961, com 190 alunos na 1ª série Ginasial, foram iniciadas as atividades de forma precária, pois havia somente três salas de aula. Os alunos foram distribuídos em três turmas diurnas e duas noturnas. Em 1962 teve início a construção do prédio entre as ruas Vidal de Negreiros e Martins e Lima, com frente para a Rua 1° de Março.
No dia 23 de novembro de 1965, a Associação Protetora da Infância foi reconhecida como nova entidade. O Ginásio São José continuou atendendo nos turnos da manhã e da noite.
Em 1970 foi criado o 2° ciclo com o Curso Técnico de Contabilidade, sendo que o estabelecimento passou a chamar-se Colégio São José de Murialdo. Até 1971 funcionou através do Ato de autorização n° 16 de 24 de novembro de 1960. O 1° ciclo foi reconhecido pela Portaria n° 60 de 10 de agosto de 1971, Inspetoria Seccional de Porto Alegre.
Em 1972, iniciou suas atividades em conformidade a Lei 5692 da Reforma de Ensino, havendo necessidade do funcionamento do turno da tarde para atender a demanda de alunos do 1° Grau. A reforma de Ensino foi sendo aplicada gradualmente para a 6ª, 7ª e 8ª séries. Em 1973 iniciou-se a Reforma de Ensino do 2° Grau com as terminalidades Plenas de Técnico em Contabilidade e em Secretariado, no turno da noite. Em 1974 o colégio teve a 1ª turma de concluintes de 1° Grau conforme a Lei 5692/71, assim com as últimas turmas do Curso Ginasial e Técnico em Contabilidade conforme Lei 4024/61. Em 1975, para o atendimento da demanda dos alunos provenientes do Curso Ginasial e do 1° grau houve a necessidade de ampliar o atendimento de Grau para o turno da manhã.
Ao decorrer dos anos mudanças aconteceram, em 1992 houve a necessidade de fechar o 2° Grau, porque não tinha alunos suficientes para se fazer uma turma. Isso permaneceu até 1995. Em 1996, o 2° grau reabriu, formando-se turmas através de alunos que eram da escola e de alunos que vieram de outros colégios.
Em 2011, o Colégio deu início a uma grande reforma de modernização do prédio para oferecer mais espaço e conforto a toda comunidade educativa.
No ano seguinte, em 2012, junto com as obras de modernização, o Colégio também investiu na qualificação e reformulação da área pedagógica, sem perder de vista o foco da educação do coração. Esta ação representou mais qualidade no modo de educar e transmitir conhecimento aos alunos.
Já em 2017, acompanhando as inovações nas tendências educacionais, e junto com as demais unidades da Rede Murialdo, a unidade de Porto Alegre implantou o Programa Bilíngue, em parceria com a International School, nas turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
Nosso olhar está voltado para o futuro! O Colégio Murialdo acompanha as tendências educacionais, da ciência, da tecnologia e da pastoral, afim de possibilitar aos alunos uma formação intelectual e espiritual com vistas a fazer a diferença, na promoção do bem comum da sociedade.