Nas turmas de 8º ano, a aula de ciências ganhou comprovação prática com atividade em laboratório. A ação do sistema digestório já a partir da saliva foi o tema de estudo dos alunos.
De acordo com a professora Aline Pöerschke, “a proposta da aula de Sistema Digestório era mostrar como a digestão de alguns alimentos inicia na boca com a ação da saliva”. Para essa comprovação foram utilizadas batatas cozidas e componentes de sabores para mostrar essa ação.
.: Clique aqui e confira as fotos da aula
A professora Aline descreve a atividade:
A solução de iodo se liga ao amido dos alimentos (no caso a batata), deixando-os com uma coloração azul escura (quase preta).
Em um copo descartável colocamos um pedaço de batata cozida e em outro copo uma porção da batata cozida mastigada e insalivada pelos alunos. Em seguida foi adicionada algumas gotas da solução de iodo em ambos os copos. Após alguns minutos os alunos puderam perceber que a batata insalivada estava menos colorida que a batata não insalivada.
Isso aconteceu porque a saliva contém enzimas digestivas e inicia o processo de digestão de alguns nutrientes já na boca. Assim, o amido da batata mastigada pelos alunos já estava em processo digestivo devido a insalivação, logo não havia a mesma quantidade de amido que a batata não insalivada para que reagisse com o iodo, ficando então, menos corada.
Outra parte da atividade foi perceber os quatro sabores que as papilas gustativas reconhecem: amargo, azedo, salgado e doce.
Para isso foi oferecido aos alunos voluntários quatro alimentos: água com sal (para o sabor salgado), café preto sem açúcar (para o sabor amargo), suco de limão puro (para o sabor azedo) e marshmelow (para o sabor doce). Os líquidos foram pingados na boca dos alunos (algumas gotas) e o marshmelow foi oferecido em pequenos pedaços.
Os alunos trouxeram as batatas, a professora os outros alimentos, o corante e o restante do material utilizado é do laboratório do colégio.
São essas atividades prática que deixam a aula ainda mais dinâmica. A teoria na prática proporciona a eficaz a assimilação do conteúdo.