Nesta sexta-feira, 19 de outubro, o Colégio Murialdo recebeu a premiação de destaque no Salão UFRGS Jovem 2018. O projeto de pesquisa que comparou o adubo orgânico com o químico, realizado pela aluna Geórgia Araújo, turma 101 (1º ano do Ensino Médio), foi escolhido como um dos destaques entre os mais 300 projetos apresentados no evento.
Nesta sexta-feira, 19 de outubro, uma solenidade no Salão de Atos da UFRGS marcou a entrega da premiação. Ao todo, mais de 1200 projetos foram apresentados à comissão universitária. Destes, pouco mais de 300 foram apresentados no Salão Jovem, ocorrido entre os dias 15 e 18, tendo o grande ato de encerramento realizado na sexta-feira, quando os melhores projetos receberam o troféu.
Geórgia conta que essa foi a primeira vez que participou de um salão de iniciação científica. Ela estava feliz e surpresa com a premiação. De acordo com a aluna, a ideia do projeto veio de casa:
“Minha mãe trabalha com horta e eu quis comparar o uso do adubo orgânico com o químico. Usei a flor crisântemo para o experimento. Percebi que com o adubo orgânico, a flor cresceu mais rápido, ficava bonita, porém, era menos resistente às pragas. Já com o adubo químico, a flor demorou a crescer, porém era mais resistente às pragas, o que mostrou a diferença entre os compostos” disse.
Para Clarice Leite, professora de química do Murialdo e orientadora do projeto, o reconhecimento da UFRGS mostra que o Colégio Murialdo está no caminho certo ao incluir a causa da sustentabilidade em seu fazer pedagógico:
“O prêmio destaque mostra que a sustentabilidade é uma possibilidade. O projeto da Geórgia foi reconhecido porque mostra que não está só no campo das ideias, mas é real, é prático e pode ser implementado. Como Colégio, estamos no caminho certo” disse.
Salão UFRGS Jovem
O Salão UFRGS Jovem, evento que integra o Salão UFRGS, é uma atividade de cunho científico-tecnológico-cultural, a qual promove a interlocução entre os alunos da Educação Básica e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e a comunidade em geral, a partir da exposição das pesquisas desenvolvidas no ambiente educacional.
Por: Magnus Regis
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