No dia 13 de maio, noticiamos que os alunos das turmas 81 e 82, 8º ano do ensino fundamental, haviam enviado cartas paras os alunos do Colégio Murialdo Ana Rech, em Caxias do Sul. Quem enviou carta ficou na expectativa da resposta.
A espera acabou! As respostas dos alunos de Ana Rech já chegaram a Porto Alegre e foram devidamente entregues aos seus destinatários. Em tempos de comunicação digital via internet e redes sociais, escrever e receber uma resposta via carta foi uma grande demonstração de apreço, de carinho e, porque não, de uma amizade que se inicia.
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A professora Elisa Paim, da disciplina de Língua Portuguesa, foi quem trouxe a boa notícia. A leitura das cartas e postais deixou a turma empolgada. Foram muitas as palavras de carinho como resposta a mensagem enviada.
“’Sora’, ele é muito parecido comigo!” disse a aluna Daniela da turma 81. “Professora leia a carta. Vou guardá-la, pois ele disse que será jogador de futebol. Quem sabe, né!?” disse a aluna Julye, da turma 82.
Segundo a professora Elisa, “esperar pela resposta de uma carta mexeu com os sentimentos dos alunos, coisa que a tecnologia não nos permite sentir”. Os alunos/as já queriam fazer uma nova resposta às mensagens recebidas, trocando, mais uma vez, os rápidos toques nas telas dos smartphones por papel e caneta.
CONHECENDO OS GÊNEROS DA ESCRITA
Na matéria “Nem Facebook e nem WhastsApp: alunos elaboram e enviam cartas” informamos que a motivação da produção e troca de cartas teve o objetivo de melhor compreender a comunicação, os gêneros de escrita e também a história. Quando nem se sonhava com internet, o correio era o meio de comunicação utilizado pelas pessoas. Esta atividade envolveu as disciplinas de artes, história e língua portuguesa. Foi estudada a primeira carta escrita no Brasil, de autoria de Pero Vaz de Caminha, o uso da linguagem e a produção de arte em postal.
Por: Magnus Regis
Assessoria de Comunicação - ascom@murialdopoa.com.br