As turmas do Ensino Fundamental II do Murialdo Porto Alegre encontraram nos “dindos” e “dindas” o melhor modelo para a integração entre os alunos novos e veteranos. O apadrinhamento deu tão certo que no terceiro dia de aula, os alunos novatos já não se sentiam tão alheios ao novo Colégio.
Na turma 51, por exemplo, os cinco novos alunos não precisaram de muito esforço para conhecer os colegas e os ambientes do colégio. Coordenados pela professora Gabrieli Martins e pela orientadora educacional Odete Vidor, cada um ganhou um padrinho, cuja missão era a de auxiliar aos que chegavam. O tempo do recreio se tornou um passeio guiado por todo o prédio.
“A Thais me apresentou o colégio, o pátio, a cantina. Eu gostei mais do pátio” disse a aluna Maria Eduarda, 10 anos, afilhada da aluna Thais, também de 10 anos, que disse: “Ela me escolheu para ser madrinha. Fiquei todo o recreio com ela, lanchamos juntas e ficamos andando pelo colégio. Eu me senti importante por ser madrinha”, disse.
Maria Eduarda foi ajudada pela 'dinda' Thais
Também novato no Murialdo, o aluno João Paulo ganhou um padrinho que já conhecia, o Leonardo. Eles já haviam estudados juntos em outra escola e, após um ano separados, voltam a estudar juntos. “Ele estava em outra escola e a gente jogava minecraft pelo computador, quando ele me falou que viria para o Murialdo. Pedi pra ser padrinho dele e a gente senta junto” disse Leonardo. “Ele me mostrou o colégio e está me ajudando nas coisas que eu preciso. Gostei da sala, do pátio e do colégio que é grande” disse o afilhado João Paulo.
Os amigos João Paulo e Leonardo
Também na turma 71, os apadrinhamentos foram realizados com sucesso. O aluno Pedro Henrique ganhou como afilhado o colega Gabriel Leal. O padrinho não só mostrou o colégio, mas ajudou nos procedimentos internos como, por exemplo, o acesso a biblioteca.
“O Pedro me levou até a biblioteca, me ajudou a fazer a carteirinha pra eu pegar livros emprestados. Já peguei o livro “Diário de um banana”. Facilitou ter um padrinho para conhecer o Colégio” disse Gabriel.
“A professora Odete disse que era para colar nele e mostrar tudo. É legar ser padrinho! O Gabriel é um cara lega, gente fina” disse Pedro, com um ar sério pela responsabilidade assumida.
Pedro Henrique (uniforme branco) ajudou seu novo amigo na biblioteca
Ações como essa facilitam a integração entre alunos novos e veteranos. Desenvolve as relações interpessoais, a fraternidade e o cuidado para com o outro. Na conversa com os novos alunos, eles afirmaram não ter dificuldades para fazer novos amigos com a ajuda dos seus dindos e dindas.
A missão assumida vai ser avaliada. Segundo a orientadora Odete Vidor, em março, será realizado um encontro com os padrinhos e afilhados para socializar e avaliar a experiência vivida.
Por: Magnus Regis
Assessoria de Comunicação
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