Notícias

15 Mai

Santos do Pau Oco para esconder os problemas do Brasil

No Brasil colonial, especialmente no século XVIII, em que predominou a arte barroca, costumava-se transportar ouro e diamantes em estatuetas de santos, confeccionadas propositalmente ocas, onde eram escondidas objetos e pedras valiosas. Assim, tais riquezas circulavam em segurança, de um lugar para o outro, sem levantar suspeitas ou atrair bandidos.

A imaginação popular, aliada à criatividade dos brasileiros, acabou consagrando a expressão "Santo do pau Oco", para designar pessoas falsas, ou que desejam aparentar uma coisa, sendo, em essência, outra.

Os alunos das turmas de 8º ano do Colégio Murialdo Porto Alegre confeccionaram também os seus “Santos do pau oco”, com técnicas de materiais diversos. Porém, em vez de esconder riquezas, a ideia foi de esconder problemas do Brasil atual, as quais gostaríamos que não existissem.
Entre os problemas apontados: o preconceito, a corrupção, saúde, a falta de educação, entre outros...

Os santos ocos, as pesquisas e os problemas que queremos ver sumir foram expostos no primeiro andar do Colégio.

A atividade foi realizada em parceria entre as disciplinas de História, Arte e Matemática.

Matricule seu filho no Murialdo

Outras Notícias
Ver todas