Um dia como comerciante e cliente no Bazar da Turma 41 (4º ano do Ensino Fundamental, manhã). Foi nessa atividade prática que os estudantes vivenciaram a prática matemática dos conceitos da multiplicação, subtração e sistema monetário.
A atividades tirou os conceitos do livro para a prática, o que tornou o conteúdo mais compreensível. De acordo com a professora Marjori Reus, alunos foram motivados a trazerem objetos de sua estima para o bazar fictício.
“Através da realização de um bazar de vendas fictícias realizado na turma 41, cada aluno pode trazer um objeto de sua estima para realizar uma venda. Os alunos tiveram que preencher uma etiqueta com o valor à vista, valor parcelado e total do valor parcelado para explorar os conceitos de multiplicação, subtração e sistema monetário”.
O bazar foi 100% de brinquedos. Com o comércio montado, a gurizada foi atrás de desconto com muita pechincha. A cada compra, a conquista da ‘compra’ feita, e mais ainda: a da prática dos conceitos repassados.
“Foi uma atividade que envolveu a concentração, o poder de argumentação dos alunos para convencer os colegas a comprar os seus objetos. Para sistematizar a atividade, todos colaram as etiquetas dos objetos comprados e calcularam a diferença entre o valor à vista e o total a prazo. Todos adoraram!” finalizou Marjori.
Por: Magnus Regis
Assessoria de Imprensa - imprensa.poa@murialdo.com.br