Um dos grandes desafios para os países no mundo é a implantação da energia limpa, gerada a partir de fontes que não-poluentes. Esse debate já chegou na sala de aula, especialmente na turma 42, 4º ano, turno tarde. As alternativas foram representadas em maquetes pelos alunos.
Na disciplina de ciências, o tema foi estudado e aprofundado em pesquisa. Em grupos, os alunos reproduziram as fontes de geração de energia limpa, com destaque para as usinas eólicos, que produzem energia através da força dos ventos, e a energia solar, proveniente da luz e do calor do Sol, captados por placas.
Questionado sobre o tema, as respostas estão na ponta da língua: “li que nós falamos muito e temos pouca atitude. Precisamos agir mais, preservar mais e não poluir” disse o aluno Bernardo Brandão.
A professora Fernanda Gutierres destaca que o tema acrescenta ainda mais conhecimento aos alunos. Além do estudo da energia limpa, a disciplina já trabalhou a questão da reciclagem do lixo, o tempo de decomposição de itens e a responsabilidade das pessoas diante desse problema.
Desta forma, o Colégio Murialdo forma cidadãos conscientes de seu papel na preservação da vida no planeta, sobretudo diante do desafio proposto pelo Campanha da Fraternidade 2017: preservar e cultivar a criação.